imgimg
Passeios em fazendas de café

Passeios em fazendas de café

https://www.caronacultural.com.br

O Brasil possui uma grande ligação com o café em toda a história. Durante o século XIX, grandes fazendas de café na região Sudeste foram as grandes responsáveis por trazer riquezas para o país.  

Visitar fazendas de café é como fazer uma viagem no tempo, para o passado. Atualmente, existem diversas fazendas que estão abertas para visitação e algumas opções contam até com hospedagem para quem não deseja fazer viagens no estilo bate-volta.  

Selecionamos alguns roteiros de fazendas de café que você pode fazer com a sua família e conhecer um pouco mais sobre a história do café e também do nosso país no feriado ou em um período de descanso.  

Fazenda Nossa Senhora da Conceição - Jundiaí 

Teve a sua história iniciada em 1810, quando ainda se cultivava cana-de-açúcar. Em 1860, o café começou a dominar a região, se tornando uma fazendo muito conhecida.  

A produção de café foi responsável pela construção da primeira ferrovia paulista a The São Paulo Railway Company que fazia a conexão entre Jundiaí e o Porto de Santos.  

Os primeiros imigrantes italianos chegaram na fazenda em 1882 e por causa do clima favorável, também investiram na produção de uva.  

Hoje em dia, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição se tornou um complexo com áreas verdes, lagos, trilhas, lojas de artesanato, restaurantes e passeios de trato e charrete. É uma ótima opção para levar a família, com opções de entretenimento para todos.  

Endereço: Estrada Municipal São Jorge, 751 – Mato Dentro 

Site: www.fnsc.com.br 

Fazenda Morro Azul Iracemápolis - Limeira 

Um dos seus maiores destaques é sua arquitetura. A Fazenda Morro Azul foi construída no formato de palacete e é decorada com azulejos portugueses e ingleses na fachada.  

Na parte externa, existem riachos, floresta de jequitibás e também casas de banho que são chamadas de Ruínas das Termas do Imperador, que têm esse nome por ter hospedado o Imperador D. Pedro II duas vezes, nos anos de 1878 e 1886.  

A Fazenda Morro Azul é aberta aos visitantes por agendamento e os passeios são acompanhados por guias ou pessoas ligadas à família proprietária.   

Endereço: Rodovia Limeira-Iracemápolis 

Contato: eventos.fazendamorroazul.@hotmail.com 

Fazendas diversas em Vassouras – Rio de Janeiro 

Esta é uma das regiões mais importantes durante todo o ciclo do café no Rio de Janeiro. Dentre elas, as fazendas Cachoeira Grande, São João da Prosperidade e Fazenda das Palas são algumas das construções do início do século XIX. Elas continuam com atividades agrícolas nos dias de hoje e podem ser vistas em passeios pelas propriedades.  

Essas são algumas das opções de locais que podem ser visitados e que ajudam a contar um pouco da história do café na região Sudeste. É uma maneira de conhecer um pouco da cultura da época e também aguçar o paladar com vários sabores.