imgimg
Dia Mundial do Consumidor

Dia Mundial do Consumidor

Celebrado anualmente no dia 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor é uma homenagem aos consumidores da bebida mais consumida no mundo, depois da água, o café. 

 

O fruto, saboreado a partir de seus grãos torrados, oriundos da árvore cafeeira, é tradicionalmente preparado a partir da infusão com água quente. Além de possuir ações nutracêuticas, segundo especialistas, ligadas à qualidade de vida e ao bem-estar, o momento do café, presente no dia a dia da maioria das pessoas, é considerado revitalizante. 

 

O Brasil é, atualmente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o maior produtor e exportador de café do mundo e segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos. O produto é consumido por nove entre 10 brasileiros, com idade acima de 15 anos. Segundo os indicadores da ABIC, o consumo da bebida no País cresceu ainda mais após a chegada da pandemia de covid-19, com alta de 1,71%, entre novembro de 2020 e outubro de 2021, comparado ao mesmo período analisado no ano anterior, onde também houve ascensão de 1,34% com relação a 2019. 

 

“Ele acaba sendo um alimento de extrema funcionalidade na manutenção da saúde. Existem várias pesquisas que mostram isso. Por exemplo, ele tem uma série de compostos oxidantes, que ajudam a manter a pele rejuvenescida, ele ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo II, doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, pontuou. “Para atividades físicas, ele melhora o desempenho, acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer, além de aumentar o nível de energia, a função cognitiva e auxiliar no combate à depressão”, acrescentou o barista Pablo Jaime, proprietário da cafeteria goiana Estação 14, situada em Goiânia.  

 

Existem, no mundo, diversas classificações e formas de preparo do café. Destaque para os cafés especiais que são, de acordo com Pablo Jaime, livres de impurezas e, por isso, ainda mais saudáveis. “O café tradicional, inclusive consta na embalagem, é um café que foi avariado e classificado a partir de impurezas e defeitos.’’.