imgimg
Carne de javali harmoniza com café em receita do MasterChef 

Carne de javali harmoniza com café em receita do MasterChef 

band.uol 

Cafézinho com bolo, pão ou bolachinhas? Nada disso! O 14º episódio do MasterChef 2022 mostrou que é possível harmonizar café com carne de javali! Isso mesmo: Renato foi o melhor da prova classificatória no dia 16 de agosto, ao preparar um carré de javali com melaço de tucupi preto, polenta e pipoca de feijão (saiba fazer a receita abaixo) e servi-lo aos jurados com um café quentinho.  

Destaque da prova, Renato foi o único a subir para o mezanino no episódio. Seu prato ganhou elogios dos jurados: “O ponto da carne é bom e gostoso. A polenta é boa, mas o que surpreende muito é a pipoca de feijão, que lembra muito o café. A gente se sentiria no cinema tomando um café”, diz Jacquin

Quer testar essa iguaria em casa? Confira o modo de preparo da receita a seguir: 

Ingredientes: 

600 g de carré de javali 
100 g de farinha de milho pré-cozida 
1 unidade de cebola 
1 unidade de cenoura 
2 talos de salsão 
1 unidade de alho-poró 
2 cabeças de alho 
100 g de manteiga 
500 ml de caldo de legumes 
500 ml de caldo de carne  
200 ml de tucupi preto 
100 g de melaço de açúcar 
100 g de feijão manteiguinha 
Sal a gosto 
Pimenta-do-reino a gosto 

 

Modo de preparo: 

Para o carré de javali, comece refogando, em uma panela de pressão, uma cebola, quatro dentes de alho, uma cenoura cortada em cubos, dois talos de salsão e um alho-poró. Junte também uma colher de melaço de cana e 100 ml de tucupi preto. 

Depois de tudo refogado, coloquei o carré de javali e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com 500 ml de caldo de carne, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar entre 20 minutos e 30 minutos. 

Passando o tempo de cozimento, retire a pressão e abra a panela. Transfira o javali para uma assadeira despeje parte do caldo que ficou na panela até que cubra o fundo da assadeira. Em seguida, leve ao forno alto para finalizar por cerca de 15 minutos. 

Em uma frigideira, coloque 100 ml de tucupi preto e, mais ou menos, 50 g de melaço de cana. Deixe reduzir até a metade do volume.  

Depois de assado o carré, finalize pincelando o melaço de tucupi preto. 

Modo de preparo da polenta: 

Para polenta, leve para ferver 500 ml de caldo de legumes. Adicione, aos poucos, a farinha de milho pré-cozida, mexendo sempre com um fouet até que engrosse por cerca de 15 minutos. Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e finalize com 100 g de manteiga gelada. 

Modo de preparo da pipoca de feijão: 

Para pipoca de feijão manteiguinha, cozinhe o feijão na panela de pressão por cerca de 25 minutos, ou até que fique ao dente. Depois disso, escorra o caldo e seque os feijões. Frite por imersão até que fiquem crocantes, finalize com sal.