imgimg
Chef Alex Atala - Harmonizar os pratos com os cafés

Chef Alex Atala - Harmonizar os pratos com os cafés

O Masterchef está chegando, enquanto isso vamos relembrar quando o chef Alex Atala desafia os participantes que olhassem o café não apenas como o encerramento de um jantar, mas um protagonista da refeição.  
 
Para isso ele escolheu quatro variedades especiais que foram direcionados aos participantes da prova: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e Orgânico. 
Se não bastasse harmonizar os pratos com os cafés especiais, os cozinheiros ainda precisaram utilizar apenas insumos nacionais para elaborar as receitas. Os ingredientes estavam dentro da caixa secreta e foram escolhidos pelo próprio Alex Atala, como as três castanhas brasileiras (baru, do Pará e de caju), barriga de porco, queijo de cabra, manteiga de garrafa, algumas variedades de PANCs – plantas comestíveis não convencionais – entre outros. 
 
“A nossa cabeça aprendeu a ler o café apenas como doce, mas a gente pode caminhar para um lado e para o outro. O café e o chocolate são bem diferentes, mas caminham juntos. E por que não em pratos?”, questionou o chef. 
 
Os participantes tiveram uma hora e 15 minutos para preparar a receita, mas nem todos conseguiram encarar bem o desafio. Atala criticou os participantes por não criarem receitas vegetarianas ou frias usando café. Ele disse que todos foram no básico, usando o grão como um acompanhamento ou detalhe da proteína. 
 
“Eu faria um carpaccio de carne com queijo e café. É muito mais fácil harmonizar a bebida quando a usa na receita”, explicou. 
 
E inspirados nesse dia decidimos trazer uma receita que certamenta Atala iria adorar, agora pensa você, unindo essa receita em um domingão com os amigos para assistir seu time preferido. Então bora lá: 
 
Ingredientes 

4 bifes altos de contrafilé de aproximadamente 200g cada 

1 col. de sopa de pó de café 

2 col. de chá de azeite 

1 col. de chá rasa de pimenta do reino 

1 col. de chá de sal 

Modo de Preparo 

Faça uma mistura com o pó de café, a pimenta do reino e o sal. 

Pincele seus bifes com metade do azeite e depois passe-os na mistura de café, retirando o excesso caso seja necessário. 

Esquente bem o seu grill, adicionando o azeite. 

Quando a superfície estiver bem quente, sele seus bifes por 3min. de cada lado. 

Em seguida, leve sua carne, no grill, ao forno em temperatura média, por 8 min. (este tempo se refere a carne ao ponto). 

Enfim, após esse tempo, retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e só então sirva. 

Serve: 4 porções 

Tempo de preparo: 25 min