Uma bebida tão comum e que está presente em nosso dia a dia, o café é muito consumido por adultos, porém muitas pessoas têm dúvidas se crianças também podem consumir café, afinal de contas, o cheiro e a vontade de imitar os adultos podem levar a criança a pedir para experimentar a bebida.
Não existe um consenso entre os pesquisadores e pediatras sobre a resposta e sobre uma dose segura de bebidas com cafeína, incluindo café, chás e refrigerantes.
Apesar de todas as faixas etárias correrem o risco de sofrerem com os efeitos causados pela cafeína, o organismo infantil pode ser mais sensível e levar a alguns fatores como por exemplo, dificuldades para adormecer, aumento do consumo de açúcar, dores de cabeça, ansiedade, entre outros sintomas.
O ideal é não oferecer café com cafeína, chás, refrigerantes, bebidas esportivas para crianças em fase de crescimento, enquanto que os adolescentes devem ter a ingestão dessas bebidas limitada a cerca de 100ml por dia.
A cafeína não está presente somente nas bebidas, mas também, no chocolate e outros doces como chicletes e balas. Por isso, é importante restringir o consumo em porções pequenas e evitar o máximo oferecer para as crianças.
A recomendação é não oferecer o café e fazer a substituição por outras bebidas como sucos, vitaminas, chás sem cafeína e também, a água. O café descafeinado também pode ser uma boa opção caso a criança queira experimentar.
Fontes: https://demaeemmae.com.br/a-partir-de-que-idade-a-crianca-pode-tomar-cafe/