imgimg
Harmonização de café e queijos

Harmonização de café e queijos

Assim como o vinho, o café também pode ser harmonizado com queijos. É diferente, mas você pode se surpreender com o sabor!

Reunimos algumas dicas de como fazer essa harmonização e também algumas sugestões para você experimentar aí na sua casa.

O ideal é equilibrar os sabores dos queijos e do café. Cafés mais suaves, podem combinar muito bem com queijos também muito suaves, baseando-se no princípio da similaridade, onde um sabor não interfere no sabor do outro.

É possível também fazer a harmonização através de contraste, onde um sabor é o oposto do outro, como por exemplo, combinar um café mais adocicado com um queijo mais salgado.

Veja algumas combinações de café e queijos:

  • Ricota e latte: exemplo de combinação de sabores complementares entre o queijo e o leite vaporizado.
  • Gorgonzola e café suave com leve acidez: o gorgonzola é um queijo mais forte e um café mais suave com leve acidez, ajuda a controlar o excesso de gordura do queijo, tornando a degustação mais leve. Esse é um exemplo de combinação de sabores contrastantes.
  • Queijo gouda e café de torra escura: a torra escura acaba acentuando o amargor do queijo.

O ideal é experimentar todas as possibilidades e ver qual mais agrada o seu paladar! E para conseguir ter a melhor experiência, certifique-se de observar os padrões de qualidade dos processos tanto dos queijos, quanto do café.