imgimg
Os 10 benefícios de consumo do café

Os 10 benefícios de consumo do café

O café é uma das bebidas mais consumidas do Brasil, além do sabor e aromas característicos, a bebida pode trazer diversos benefícios associados à saúde. Confira no texto a seguir, dez destes pontos positivos:  

Estímulo mental: A substância presente no café, a cafeína, é um conhecido estimulante natural que é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, atuando com um psicoativo. Dessa maneira, a cafeína ajuda a melhorar o estado de alerta, a concentração e o desempenho cognitivo.  

Com o metabolismo acelerado pela presença da cafeína, é possível identificar o aumento da queima de gordura e controle do peso corporal, sendo indicado para pessoas que praticam exercícios ou atividades físicas.  

Além disso, a cafeína é uma grande aliada para os praticantes de atividades físicas, pois ajuda a aumentar a resistência física e reduz a fadiga muscular.  

A bebida é rica em antioxidantes, um dos principais responsáveis para o combate de danos causados pelos radicais livres e o envelhecimento precoce.  

Alguns estudos sugerem, que, o consumo regular de café pode estar associado a um menor risco de um indivíduo de desenvolver doenças crônicas, como por exemplo, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.  

A cafeína também é responsável pela liberação de neurotransmissores como a dopamina e serotonina, que reduzem os sintomas de depressão e podem auxiliar na melhora de humor.  

O café também pode ser um aliado no combate a doenças hepáticas como a cirrose a o câncer de fígado.  

Outras doenças que segundo estudos também podem ser prevenidas com o consumo moderado de café, são doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.  

A saúde cardiovascular também pode ser beneficiada com o consumo da bebida.  

Embora o café seja diurético, pesquisas mostram que ele não causa desidratação no organismo, podendo ser parte da ingestão diária de líquidos. 

É importante alertar que todos esses benefícios são observados quando consumidos com moderação. Cada pessoa reage de uma maneira à cafeína e por isso, é preciso conhecer os limites e respeitá-los. Sendo assim, é sempre importante consultar um profissional especializado para obter orientações personalizadas para o seu organismo.  

E aí, você sabia que o café tinha todos esses benefícios?