imgimg
A relação entre o Brasil e o café

A relação entre o Brasil e o café

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor mundial da bebida, perdendo somente para os Estados Unidos.  

Atualmente, são cerca de 300 mil produtores brasileiros distribuídos em 1.900 municípios de Estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Pará. O Estado mineiro é o maior produtor de café do país e tem foco na produção da espécie arábica.  

Ainda segundo o MAPA, a cafeicultura brasileira é uma das mais preocupadas e atentas às questões ambientais e sociais, buscando sempre maneiras de produzir o café de forma sustentável. Foram desenvolvidas legislações trabalhistas e ambientais rígidas, que buscam respeitar a biodiversidade e realizam a produção ao mesmo tempo que ajudam a preservar a fauna e a flora da sua região.  

O café é uma fonte de receita para diversos municípios e também famílias, gerando empregos e fomentando a economia local e do país.  

Mesmo não sendo originário do país, o café é uma paixão nacional que ganha cada vez mais consumidores que estão dispostos a encontrar o tipo e espécie que mais lhe agrada.